O enxerto do Zambujeiro na Oliveira


O enxerto do Zambujeiro na Oliveira
Textos: Mt.15.24 “ Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel”;João 1. 11” Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Introdução: Muitos Cristãos não tem se atentado para o valor inestimável da Salvação. Me faz lembrar de uma história de um homem  rico que estava de passagem na África, e viu um homem caído com muita fome pedindo o que comer e resolver lhe dar seu relógio de ouro caríssimo, e foi surpreendido pela mensagem do homem que disse: “ O que eu faço com isso, isto não me tem serventia nenhuma”. Assim muitos não tem valorizado a Salvação e trocariam ela por qualquer outra coisa por não saberem da dimensão que é ser salvo em Jesus Cristo.
Uma vez que nós não merecíamos tão grande salvação, precisamos valoriza la.
Nós éramos o Zambujeiro bravo
 Rm.11.17-22. E, se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, 
O que é um Zambujeiro?
O zambujeiro da mesma família da oliveira, popularmente conhecido como:"oliveira-da-rocha" ou "oliveira-braba", é silvestre, muito comum e mede até 2,5m.
O zambujeiro na oliveira
A enxertia tem por finalidade converter uma árvore noutra, transformando a copa. Pode ser utilizada para rejuvenescer plantas envelhecidas ou renovar plantas que dão fruto sem valor. Se houver o enxerto de limão doce em um pé de limão azedo, do enxerto para baixo a árvore dará limão azedo para cima limão doce. É assim que funcionam naturalmente os enxertos.

Procurei em diversas fontes( não poucas) sobre enxertia de zambujeiros em oliveiras. Tudo que encontrei foi que há incompatibilidade para este tipo de enxerto, visto que, a planta boa (oliveira verde) receberia a "braba"(zambujeiro) e perderia sua qualidade: passaria em sua copa a produzir oliveiras "brabas" e do enxerto para baixo: oliveiras puras. Seria uma perda.

Pensei: Ah Senhor, e agora como se explica esse enxerto citado por Paulo? Será que ele não entendia de enxertos? Não, o Senhor não o deixaria escrever sobre algo sem sentido. Voltei a pesquisar e encontrei
um artigo muito bom. Nele o autor descreve o enxerto como :"contrário a natureza" tal qual citou Paulo.

"Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro E CONTRA A NATUREZA, enxertado na boa oliveira" Rm 11:24.
Fomos enxertados contrario a natureza humana, glória as Deus!
As profecias Bíblicas do enxerto e por que Israel rejeitou a promessa?

Is.65.1. FUI buscado dos que não perguntavam por mim; fui achado daqueles que me não buscavam: a um povo que se não chamava do meu nome, eu disse: Eis-me aqui.
Rm. 9.25 “Como também diz em Oséas: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.
Rm.10.19.20 “Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos meterei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira.
E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que me não buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntavam.
I Pedro 2.10 “Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. A boa conduta no meio dos pagãos.
Rm.  9.31-33. .Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.Porquê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.
Rm. 11.7-12 “Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E David diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição;
Escureçam-se-lhes os olhos, para não verem, e encurvem-se lhes continuamente as costas.
Digo, pois: Porventura tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum, mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
,
Uma vez enxertados somos filhos de Deus
 João.1.12.13. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. Is.56.5; Rm.8.15; Gl.3.26; II Pedro 1.4
Conclusão:
Por Razões humanas nunca este enxerto ficaria perfeito, mais com Jesus é possível , por que ele é a oliveira verdadeira, aleluia!
No entanto segue amados a admoestação de Paulo:” Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram.

I de João 3.1.2. VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai; que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo nos não conhece; porque o não conhece a ele.

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque, assim como é, o veremos face a face!

Este estudo foi extraido

Comentários

excelente estudo da palavra de DEUS...88
excelente estudo da palavra de DEUS...AMEM!!!!
Pr Aniel Cruz disse…
Irmão Claudemir, esta mensagem foi uma mensagem minha pregada em uma santa ceia, nao sei como foi parar em outro blog, mas de fato é minha.
Consultei até agronomos para fazer esta mensagem.
Bom discernimento. Esclarecedor.
Esclarecedor. Muito instrutivo.
Anônimo disse…
Esta mensagem e do Senhor nosso DEUS pois dele provem toda revelação, não pregamos a palavra para nosso reconhecimento mas apenas para que seja anunciada a SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS!!
(e este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. mt.24:14)
Roberto disse…
Irmaos, para explicar o enxerto: Nos fomos enxertados na Videira verdadeira, que é Cristo Jesus, a Raiz, uma vez que a árvore do mal, cuja raiz, cuja semente, é Adao, traz ao mundo somente pecadores e portanto, separados de Deus (mortos), e da árvore do "Bem", que é a Vida. Ao nascermos de novo, somos novas criaturas e por isso o termo "enxertados na Oliveira" cuja raiz (Cristo).
Este é o conhecimento dom Bem e do Mal; da Vida e da Morte. Adao conheceu a morte, e agora, em Cristo, nos conhecemos a Vida, que é Cristo em nós, esperança da Glória.
Fomos enxertados na árvore da Vida, contrário `a nossa natureza, que nasce da carne, já condenada e morta.

Feitosa disse…
Bela mensagem a Paz do Senhor amado
Feitosa disse…
Bela mensagem a Paz do Senhor amado
Anônimo disse…
A interpretação que Deus dá não é somente para um.
Elias Pinheiro disse…
Bênção pura essa mensagem!
Elias Pinheiro disse…
Bênção pura essa mensagem!
A Deus seja honra e glória para todo o sempre
Parabéns explicação excelente sobre a OLIVEIRA
Thiago disse…
A palavra não pertence a homens querido pastor. A Gloria é sempre de Deus.